terça-feira, 30 de outubro de 2012

Abdome definido e saúde


Sem dúvida nenhuma a maior preocupação tanto dos homens como das mulheres o abdome é uma parte do corpo que incomoda... e muito. Entretanto não é preciso ter um do tipo "tanquinho" e a importância deveria ser dada não à estética, mas à saúde, a principal função. 
Esse grupo muscular, formado pelo reto abdominal, oblíquos e o transverso é de grande importância na vida da gente porque participa de boa parte das funções vitais: da respiração ajudando a expulsar os gases, da saúde da coluna aumentando a pressão intrabdominal e os espaços entre os discos intervertebrais, da postura mantendo o equilíbrio nas tarefas comuns como andar, abaixar, levantar, sentar etc. e da compressão das vísceras. A micção, a defecação, o parto normal e a expiração forçada dependem muito do bom estado do transverso do abdome, um dos músculos que compõe a parede abdominal. Algumas doenças se instalam no organismo por causa do mau funcionamento de órgãos protegidos pelo abdome que se deslocam da sua posição anatômica com a flacidez desse grupo muscular. Num abdome protuso o braço de resistência entre a lombar e o ponto mais distante aumenta levando à uma hiperlordose lombar com todas as suas conseqüências. A hérnia de disco pode ser uma delas. Da mesma forma um abdome fraco sobrecarrega os músculos intercostais e os paravertebrais que passam a trabalhar sozinhos no dia a dia. 
Outro fato é a questão do acúmulo de gordura abdominal estar associado ao risco de complicações cardiovasculares. Os homens têm, por questões genéticas e hormonais mais facilidade e não é difícil comprovar isso. Essa é a chamada obesidade andróide, tipo maçã, enquanto a mulher tende a acumular gordura nos quadris, chamada de obesidade genóide, do tipo pêra. 
A maneira mais prática de determinar o risco cardíaco é a relação da medida cintura quadril. O valor da medida da circunferência da cintura dividida pela do quadril, se o resultado for maior de 0,80 para mulheres e 0,95 para os homens significa que o risco existe.
A gordura abdominal também pode estar associada ao diabetes tipo 2 principalmente a visceral sendo essa mais difícil de ser dominada. A combinação de exercícios aeróbios com anaeróbios, corrida, caminhada... x musculação, tem dado resultados melhores do que simplesmente fazer "só" corrida, caminhada e etc. 
Para enrijecer essa musculatura ainda sou partidário de aumentar a carga e diminuir a repetição porque as pessoas hoje em dia não têm muito tempo disponível para ficar fazendo séries intermináveis. Além do mais, muita repetição, aumentam as chances de estresse muscular e ou contusões. O mais importante entretanto, é fazer os exercícios abdominais com orientação profissional e carga certa para os objetivos desejados. Existem casos, como por exemplo atletas, em que a modalidade esportiva exija um abdome muito forte e resistente justificando muita repetição. Claro, nesse caso os objetivos vão além da Qualidade de vida. 
De qualquer forma, o peso certo é também muito pessoal e na verdade vai depender mais uma vez das avaliações funcionais e de caso a caso. O teste físico e a orientação profissional é que vão determinar a carga certa, a repetição ideal para cada indivíduo e execução correta. Geralmente o pescoço e a coluna não podem ficar prejudicados quando a carga está mau planejada em detrimento da biomecânica. 
Todo treinamento deve ser lento, gradual e progressivo com estímulos crescentes e períodos de descanso programados visando a recuperação do músculo para uma nova carga. O grupo muscular do abdome não é diferente. Para quem gosta e não dispensa abdominal todo dia, pode-se alternar dias com cargas pesadas e sem carga. Nesse caso os dias sem carga funcionam como repouso ativo. Treinar todo dia com a mesma carga e a mesma repetição, pode ser enfadonho, o aluno ter um ganho inicial e depois não evoluir mais e as chances de desistência passam ser maiores.
Nas aulas de ginástica localizada alguns profissionais deixam para o final a execução dos exercícios abdominais, justamente o que muitos alunos não gostam de fazer. Entretanto, se for utilizado o método alternado por segmento usando séries curtas entre um exercício e outro pode-se obter um maior número total de repetições de abdominais durante toda uma aula, e o que é melhor. Sem os alunos "sofrerem" tanto ou perceberem. Uma aula de GAP (Glúteo, Abdome e Perna) tem muito mais chance de dar certo e a possibilidade de variação é enorme. O atleta, dependendo da modalidade praticada precisa ter um "abdome de aço", justificando certos métodos rigorosos de fortalecimento desse grupo muscular. Bom, nesse caso nem estamos falando de saúde... Enfim, um abdome definido chega a ser um sonho de consumo para quase todo mundo, mas se o seu não é assim, não se preocupe. Você faz parte da maioria das pessoas. É pena que com poucos abdominais por dia poderia-se evitar doenças como hipertensão, diabetes e problemas de coluna além de melhorar a auto-estima.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A arte na luta pelo corpo ideal - Benefícios do Taekwondo



Alunos da Academia Vida & Saúde treinados pelo Mestre Paulo Ribeiro



O taekwondo é famoso mundialmente pela aplicação de inúmeras técnicas de chutes, o que o difere de outras artes marciais, como o caratê e alguns estilos do kung-fu. A razão é que a perna é a maior e a mais poderosa arma que um lutador marcial possui, tendo grande potencial para produzir fortes impactos e com menor chance de retaliação. O propósito principal do taekwondo é defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria, usando livremente as mãos.
Em sentido literal, taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Como esporte, é uma das lutas mais praticadas no mundo – por indivíduos de ambos os sexos e de todas as faixas de idade, inclusive é o esporte de luta mais praticado por mulheres.
O taekwondo é uma atividade completa, pois é ao mesmo tempo arte marcial, defesa pessoal, treinamento físico e esporte olímpico. Do ponto de vista do preparo físico, o taekwondo desenvolve a força, a velocidade, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência. Um grande exemplo de união de disciplina mental e física é o quebramento de tábuas e telhas (kyok-pa), porque requere domínio da técnica, conquistada com os treinos, e a concentração em um único foco.
Diferença entre taekwondo e outras artes marciais
Ainda que a grande maioria das artes marciais seja de origem oriental, devemos lembrar que cada uma delas apresenta características próprias que as distinguem fundamentalmente uma das outras.
Algumas pessoas tentam fazer comparações entre artes marciais, afirmando que uma é melhor do que a outra, o que nos levaríamos a crer que, colocando em combate dois lutadores de seus respectivos estilos, teríamos uma resposta de qual é a melhor luta. No entanto, estaríamos testando individualmente cada lutador e não as artes marciais em questão, já que seria praticamente impossível conseguir dois lutadores com o mesmo nível de desenvolvimento de qualidades físicas.
Contudo, para que os leigos possam compreender quais fatores marcam as diferenças das artes marciais entre si, podemos estabelecer alguns parâmetros.
Podemos dividir as artes marciais de combate corpo a corpo em dois grupos: um que se utiliza de projeções, quedas e torções, como judô, aikido, jiu-jítsu; e outro grupo que usa os pés, as mãos e outras partes do corpo para golpear e bloquear, como caratê, kung-fu e taekwondo.
Neste segundo grupo, o taekwondo destaca-se principalmente por sua maneira própria de explicar e executar seus movimentos, aplicando leis científicas que não se conheciam a centenas de anos atrás. Por isso, o Taekwon-Do é considerado uma arte marcial moderna.

Benefícios

O taekwondo é excelente para aqueles que procuram fazer uma atividade física e já estão cansados das aulas convencionais de ginásticas oferecidas nas academias. O taekwondo é um esporte que desenvolve a parte física e mental do praticante, seja ele adulto ou criança. A luta desenvolve a coordenação motora, trabalha a memória, ensina disciplina e valores, bem como noções de hierarquia e respeito. Além disso, desenvolve o espírito de luta, a autoconfiança, a vontade de liderança, a seriedade, a paciência e a humildade.

Beneficios do Taekwondo para Mulheres

Muitas mulheres procuram a prática do taekwondo como forma de manter o condicionamento físico e para desenvolver técnicas de defesa pessoal. Não existem contra-indicações para a prática. Todos os exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade, condicionamento, movimentos, chutes e socos podem ser efetuados por ambos os sexos, sem restrições. Durante os treinamentos, as possibilidades de contusões e ferimentos são mínimas e, mesmo para as mulheres que optam de participar em competições, existe todo um aparato de proteção que visa preservar a integridade das atletas.
Não existe o risco de "masculinização" através do crescimento desproporcional dos músculos ou do emprego de extremada violência, pois a arte marcial desenvolve harmonicamente o corpo, priorizando, inclusive, a agilidade e a flexibilidade em lugar da força bruta. Também não existe limite etário para a prática, pois o taekwondo respeita os limites e possibilidades de todos os praticantes.

Benefícios do taekwondo para as crianças

- Trabalha a coordenação física e motora, flexibilidade, equilíbrio e concentração;
- Promove a boa forma física, em detrimento do excesso de peso, e desenvolve a capacidade atlética;
- Desenvolve a capacidade de defesa pessoal;
- Desenvolve o espírito de grupo, através do treino com os colegas, e promove a disciplina. As crianças aprendem a fazer o que lhes é solicitado e, assim, desenvolvem também a autodisciplina, através da definição de objetivos e esforço para atingi-los;
- Promove a autoconfiança e a autoestima das crianças;
- As atividades e a interação das aulas privilegiam o desenvolvimento de características como a coragem, humildade, destreza e autocontrole;
- Promove a cortesia e o respeito pelo instrutor, pelos colegas e por si próprio.

Fonte:

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Importância do Alongamento


                                                 




O alongamento é, muitas vezes, algo que as pessoas se esquecem de fazer no início ou no final de uma sessão de treinamento. Ou porque elas estão muito empolgadas para começar, ou cansadas para fazer qualquer outra coisa. Muitas pessoas, quando fazem, só correm um pequeno trecho e assim não obtêm todos os benefícios do alongamento. Os alongamentos podem trazer uma série de benefícios para o corpo:
Redução dos Danos Musculares
Quando você não se alonga antes do treino, há um maior risco de ocorrer distensões musculares ou mesmo danos permanentes. Para que isso não aconteça é fundamental realizar o alongamento de cada parte do seu corpo antes de iniciar sua rotina de exercícios. No início, você pode achar difícil se alongar, mas quanto mais você fizer, mais rápido irá se tornar parte da sua rotina. Este é um hábito que vale a pena ter, pois só traz benefícios.
Aumento da Flexibilidade
O alongamento fará com que você se torne mais flexível. Isso porque você estará esticando os seus músculos, que são rígidos. Quando se é mais flexível, o treino será feito de forma mais fácil e trará melhores resultados. Quando seus músculos estão rígidos, o oposto irá acontecer, e os exercícios se tornarão mais difíceis.
Diminuição das Dores Musculares
O alongamento irá ajudar também na diminuição das dores musculares. Isso irá acontecer, pois os músculos não irão precisar de muito esforço para se esticarem. Lembrando que a dor pode ser algo bastante desanimador na hora do treino e quando não há dor, ela dá espaço ao entusiasmo e a vontade de se exercitar ainda mais.
Por Que Devo Me Alongar Depois dos Exercícios?
É igualmente importante se alongar depois de completar os seus exercícios, a fim de relaxar os músculos tensionados e alongar os tecidos em torno das articulações. O alongamento após exercício deve ser realizado dentro de dez minutos após a conclusão, para que o corpo e os músculos não “esfriem”.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o alongamento após o treino não deve ser feito durante um tempo pré-determinado, como 5 ou 10 minutos. O tempo do alongamento é relativo e varia de acordo com cada pessoa. Ele deve ser realizado até que você sinta que os seus músculos estão relaxados. Isso irá garantir melhores resultados.
Informações Importantes Sobre o Alongamento
Os músculos devem ser alongados de forma gradativa. Se um alongamento é feito muito rapidamente, o músculo responde com uma forte contração, aumentando a tensão. Se o alongamento é feito lentamente, no entanto, a contração é evitada. A dica é: alongar lentamente e manter por 30 a 40 segundos.
Não estique além do ponto onde você começa a sentir um aperto no músculo e nunca alongue até o ponto de sentir algum desconforto ou dor.
Respeite os limites do seu corpo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Abusar de açúcar é tão nocivo quanto ingerir álcool em excesso, dizem especialistas




Ingerir açúcar demais é tão nocivo para a saúde quanto o abuso de álcool, afirmam três cientistas americanos, que defendem a adoção de restrições ao consumo, como as impostas às bebidas alcoólicas e ao tabaco.Para reduzir o consumo, os cientistas propuseram adotar uma taxa para as bebidas e os alimentos que contenham açúcar agregado, em particular a frutose, segundo artigo publicado na revista científica Nature.De acordo com Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis, o consumo abusivo de açúcar é tão nocivo que eles propõem que se proíba a venda de bebidas açucaradas a menores de 17 anos.Doenças não transmissíveis, como cardiopatias, diabetes ou câncer, contribuem para a morte de 35 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, afirmaram os especialistas, destacando o papel do açúcar no avanço destas patologias.Os efeitos do consumo excessivo de açúcar podem ser similares aos do abuso de álcool, favorecendo a hipertensão, o diabetes e os riscos cardíacos.Segundo o estudo, o consumo de açúcar em todo o mundo triplicou nos últimos 50 anos.Fonte: www.saude.terra.com.br

Falta de exercício físico reduz expectativa de vida em até 10 anos



Quem pratica exercícios físicos regularmente reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares
A falta de atividade física pode reduzir em até 10 anos a expectativa de vida. Já quem se exercita reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. Por isso, a atividade física foi considerada pelos especialistas do Simpósio sobre Balanço Energético da Série Científica Latino Americana a forma mais eficiente para combater a epidemia da obesidade.

O encontro, que reuniu mais de 130 especialistas e pesquisadores em nutrição e saúde pública em todo o continente, contou com a participação de John Dupley, da Universidade de Rosário, na Colômbia, que apresentou provas científicas dos benefícios da atividade física em todas as áreas da saúde. Segundo ele, fazer uma hora de exercício moderado por dia ativa cerca de 800 genes que contribuem para a manutenção da boa saúde, bem como para reduzir em até 50% o desenvolvimento de doenças fatais, como câncer, diabetes e derrame.


“Cinco intervenções no estilo de vida podem reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo dois em até 90%: não fumar, ter um consumo moderado de álcool, comer cinco porções de frutas e vegetais, fazer pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana, equivalente a meia hora por dia, e ter um peso adequado”, explicou Dupley.


De acordo com os participantes do evento, o exercício e os cuidados com a alimentação são as melhores formas de combater os problemas associados ao ganho de peso. "O controle inadequado do balanço energético é provavelmente a principal causa de obesidade que afeta a América Latina", disse o Fernando Lavalle, presidente do Comitê Científico responsável pela organização do simpósio. Segundo o pesquisador da Universidade de Sonora, Mauro Valencia, o gasto energético total de um indivíduo está determinado pelo gasto do próprio metabolismo, o efeito termogênico dos alimentos e o gasto pela atividade física que é o mais variável.


“Um dos fatores determinantes no ganho de peso da população nos últimos anos é o aumento do consumo de ingestão de gordura, e não de carboidratos e açúcares, já que as gorduras têm um maior impacto no desequilíbrio de energia”, defendeu  Eric Ravussin, diretor do Centro Biomédico Pennington de Pesquisa em Nutrição sobre Obesidade da Universidade do Estado de Louisiana. Segundo o especialista, o metabolismo do corpo humano funciona de forma diferente para carboidratos e gorduras. Enquanto os primeiros vão para o fígado, e servem para proporcionar energia ao músculo esquelético, as gorduras praticamente servem para desenvolver o tecido adiposo levando ao aumento de peso e medidas.


Fonte: www.saude.terra.com.br