sábado, 27 de abril de 2013

Grupo Saúde participa do Arnold Classic Brasil no Rio de Janeiro


Geovane, "senhor Incrível" e André

André e Juju Salimeni

Os proprietários do Grupo Saúde Academias em Camboriú, André e Geovane, participam do Arnold Classic Brasil que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 26 e 28 de abril. Um dos maiores eventos de fitness do mundo, a Arnold Classic conta com 19 competições esportivas olímpicas e não-olímpicas, como luta de braço, jiu-jitsu, karatê, luta olímpica, powerlifting, bodybuilding amador, dança de salão, pole dance, bike e remo indoor. Também se apresentam os fisiculturistas mais importantes das categorias profissional e amadora da Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness (IFBB).A feira reúne ainda produtos de marcas consagradas do mercado, nutricionistas, 3.500 atletas, personal trainers, lutadores de artes marciais, estudantes e proprietários de academias. O público terá acesso a diversos estandes onde estão expostos acessórios, equipamentos, vestuário e calçados. A estimativa é que a feira atraia mais de 50 mil   visitantes.



Arnold Schwarzenegger
O astro hollywoodiano e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, abriu, nesta sexta-feira (26), no      Rio, a Arnold Classic Brasil, feira de produtos esportivos e competições criada pelo ator e fisioculturista. Pela primeira vez na cidade, a Arnold Classic Brasil acontece até domingo (28) no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.
“É maravilhoso estar aqui no Rio e trazer esse evento para cá, uma cidade que eu amo tanto. Meu objetivo com essa feira é promover a saúde do corpo e do meio ambiente. Tenho certeza de que vai ser a maior competição esportiva de fisiculturismo no Brasil e que o esporte, independentemente de qual seja, incentive cada vez mais os jovens porque eles são o futuro da nação”, disse Schwarzenegger.

Mais informações:

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Exercícios físicos ajudam a evitar as quedas na terceira idade


Pesquisa aponta que a maior parte dos tombos sofridos por idosos é por causa da falta de equilíbrio

Exercícios físicos são fundamentais para qualquer pessoa, independente de idade. E entre os idosos, eles ajudam a prevenir diversos problemas de saúde e até mesmo situações que podem causar lesões, como as quedas. Uma pesquisa feita por estudiosos canadenses comprovou que a principal causa dos tombos na terceira idade é a falta de equilíbrio, não os tropeços como se pensava até então.
A professora da Univali e especialista em fisioterapia em gerontogeriatria, Alexsandra Marinho Dias, diz que uma série de fatores contribuem para a falta de equilíbrio. E que os exercícios físicos ajudam muito a evitar este tipo de 
situação.
– Além de fortalecer os músculos, contribuem para melhorar a postura e isso evita os tombos – comenta a professora.
Exemplos podem ser vistos todos os dias de manhã nas areias da Praia Central de Balneário Camboriú. Grupos de idosos se reúnem para praticar exercícios, monitorados por professores de educação física. E é unânime que a rotina de todos mudou depois que eles começaram a praticar esportes. Como o caso de Alberto Cé, 90 anos.
– Já vai fazer 30 anos que faço parte desse grupo que se encontra todos os dias. Eu já nem lembro mais quando foi que eu senti dor pela última vez – explica o aposentado.
Ana Maria da Silva, 79 anos, endossa o coro e diz que conseguiu controlar a pressão e se sente mais disposta:
– É um santo remédio. Além do exercício tem a convivência com as pessoas e isso também ajuda bastante – afirma.
Mas a professora Alexsandra atenta que, antes de começar qualquer atividade física, é bom conversar com um especialista.
– Alguns mitos precisam ser quebrados, como o de que uma pessoa que tem osteoporose não pode levantar peso. Ela pode sim, mas tem um limite. Cada idoso tem uma realidade diferente e só uma avaliação de um médico pode identificar isso – sugere. 

Fonte: O Sol Diário




terça-feira, 23 de abril de 2013

Por onde começar na hora de malhar




Alongar os músculos melhora a flexibilidade e a consciência corporal


Quem é sedentário ou passa muito tempo sentado precisa se esticar.
Exercício amplia os movimentos, diminui dores e até previne lesões
.

Uma pessoa que passa muito tempo sentada durante o dia e faz pouca ou nenhuma atividade física precisa se alongar. Esticar os músculos ajuda a aumentar a flexibilidade e a consciência corporal.
Segundo o médico do esporte Gustavo Maglioca e o preparador físico José Rubens D'Elia, o alongamento diminui dores, amplia os movimentos e previne lesões. Mas é preciso praticar sempre, pois, em um mês de sedentarismo, já ocorre uma diminuição da elasticidade e da capacidade muscular.


Um indivíduo que toca a palma da mão no chão, com as pernas esticadas, se ficar parado por quatro semanas pode passar a tocar apenas a pontinha dos dedos, caso não alongue a parte posterior da coxa.
Os músculos são capazes de se alongar até a metade do tamanho, ou seja, ficar uma vez e meia mais compridos que o normal. Mas isso também depende de uma série de fatores, como genética, elasticidade natural e amplitude articular de cada região do corpo.
O músculo posterior da coxa pode ser alongado com uma espécie de régua, mas também ao deitar no chão, encostado na parede e com o bumbum próximo ao batente da porta.
É preciso erguer a perna paralelamente à parede, e o objetivo é deixar o membro em um ângulo de 90 graus em relação ao chão. Se não conseguir, é porque você está precisando muito alongar essa musculatura.
Se for uma pessoa sedentária, faça alongamentos mais suaves, sem forçar muito. Respeite sempre os seus limites e incremente seu treino aos poucos, para evitar sobrecargas e problemas mais sérios.
D'Elia recomendou fazer um aquecimento antes do exercício físico e um alongamento de 30 ou 40 minutos depois de 3h a 4h da atividade.

Fonte: G1

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fazer exercícios físicos no inverno pode queimar até 30% mais calorias



O corpo precisa de mais energia para manter-se aquecido, diz estudo.
Mas são necessárias 3 sessões semanais, pelo menos.




Pesquisa do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, aponta que praticar exercícios físicos durante o inverno aumenta em até 30% a queima de calorias.
“Nós temos que manter nossa temperatura. Como o frio é mais intenso, você aumenta seu metabolismo. Com isso, você consome mais energia. Gasta suas calorias”, disse o clínico geral e cardiologista Jamiro Vanderlei, de Campinas.
Com a prática de exercícios, a queima de calorias é maior. “Se você faz atividades físicas, você tem um ganho muito grande em perder calorias”, completou Vanderlei.
Ainda segundo o médico, para perder mais calorias são necessárias três sessões semanais de exercícios, aumentando um pouco o tempo de duração, como prolongar o percurso da caminhada, em relação ao verão.
Bom para o coração
O pesquisador do Celafiscs Luís Carlos Oliveira aponta ainda que os exercícios físicos podem ainda fazer bem ao coração. Segundo Oliveira, as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil óbitos no país.
O pesquisador que fazer exercícios no inverno é essencial, já que as baixas temperaturas o metabolismo pode aumentar em até cinco vezes para manter normal a temperatura do corpo.
Cuidados para fazer exercícios no inverno
O ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Usar muitas roupas faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável.
Aquecer e alongar são essenciais, já que o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal.
Hidratar o corpo antes, durante e depois também é fundamental, já que o corpo perde líquido através da transpiração.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Evento em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física promete agitar Camboriú




   

 Evento em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física promete agitar Camboriú
No próximo sábado (06/04), Camboriú vai balançar com o Dia Mundial da Atividade Física. O Grupo Saúde vai aproveitar a data para incentivar toda a comunidade a prática do exercício físico. Para isso, o Grupo promove evento que será realizado no Galpão Cambu, na rua Rio Amazonas, em Camboriú. No local, profissionais pretendem esclarecer dúvidas sobre saúde. Professores darão aulas de jump, bike, pump, ritmos e artes marciais. Também haverá praça de alimentação e campeonato de supino com premiações e distribuição de brindes.  A animação do evento ficará por conta do DJ Van Matter. A organização do evento pretende conscientizar ainda mais a população de Camboriú sobre a importância da atividade física. Os organizadores acreditam que a data é um excelente momento para isso.
Dia Mundial da Atividade Física
Dia 6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física. Sabe-se que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetesobesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisso e com base no programa Agita Mundo (realizado desde 1997, na época somente em São Paulo), a Organização Mundial de Saúde instituiu esta data para a prevenção do sedentarismo, com incentivos à prática de atividades físicas em locais públicos.
Evento: Dia Mundial da Atividade Física
Data: 06 de abril de 2013 (sábado)
Local: Galpão Cambu Eventos -   Rua Rio Amazonas, Camboriú
Objetivo: Incentivar ainda mais a prática de exercícios físicos no município.
Atrações: Aulas de Ginástica, alimantação, orientação com profissionais da saúde, DJ Van Matter, campeonato de supino, artes marciais, brindes e premiações.
Passaporte: camiseta de uma das academias do Grupo Saúde.
Informações: (47)3365-0658 ou 3365-1988