terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Exercícios físicos no verão requerem muitos cuidados



O exercício deve preferencialmente ser feito sob orientação de educador físico, compreendendo um aquecimento, alongamento e o exercício propriamente dito.

Com a chegada do verão, muitas pessoas querem ficar com a saúde e com o corpo em dia. Porém, começar uma atividade física sem um preparo adequado pode resultar em uma série de problemas, ao invés do “corpo sarado”.
São muito comuns problemas musculares, como distensões, contraturas e dores musculares, além de problemas decorrentes da excessiva exposição ao sol, como queimaduras de pele, insolação e desidratação.
Segundo o especialista em Medicina Esportiva do Hospital Samaritano de São Paulo, Mauro Vaisberg, todo exercício deve ser precedido de um bom preparo. Este começa com uma consulta médica que vai orientar a pessoa em relação ao esforço ao qual ela está apta.
O exercício deve preferencialmente ser feito sob orientação de educador físico, compreendendo um aquecimento, alongamento e o exercício propriamente dito. “Para que a pessoa consiga resultados positivos para a saúde, os exercícios devem ser praticados com regularidade”, salienta Vaisberg.
A escolha de roupas adequadas, como camisetas confortáveis e tênis são importantes. Devem ser escolhidas roupas leves que facilitem a transpiração.
Um ponto muito importante, especialmente no verão, é a hidratação, pois no calor o corpo perde mais água e sais minerais durante a prática da atividade física. De acordo com o médico, é recomendável beber líquido antes, durante e após os treinos, principalmente isotônicos, pois estes além de repor líquidos, também reequilibram sais minerais e repõem os estoques de carboidratos, importantes para a prática do exercício.
A alimentação também deve ser cuidada. A pessoa deve optar por alimentos de fácil digestão, como vegetais, carnes magras e frutas, evitando doces e gorduras. “Uma dieta saudável aliada à atividade física é uma receita infalível para boa saúde e bom condicionamento físico”, finaliza o especialista.

Fonte:Dr. Mauro Vaisberg, médico reumatologista, especialista em Medicina Esportiva do Hospital Samaritano

Nenhum comentário:

Postar um comentário