sexta-feira, 10 de maio de 2013

Alimentação correta e exercícios barram o avanço do diabetes em 11% dos casos


De acordo com estudo, adotar um estilo de vida saudável pode, em um ano, normalizar os níveis de açúcar no sangue e os quadros de saúde de diabéticos

Diabetes: Cirurgia bariátrica ajuda a manter a doença sobre controle, apontam pesquisas
Diabetes: Pacientes devem adotar estilo de vida saudável para normalizar níveis de açúcar no sangue (Thinkstock)


Cerca de um em cada nove pacientes diabéticos que adotam um estilo de vida saudável conseguem, após um ano, normalizar os seus níveis de açúcar no sangue e, assim, fazer com que os sintomas da doença regridam. Segundo nova pesquisa, embora não promovam cura, medidas como evitar o ganho de peso, seguir uma alimentação correta e praticar atividade física com frequência são capazes de fazer com que o quadro de saúde de uma pessoa com diabetes se assemelhe ao de um ‘pré-diabético’. Essas conclusões fazem parte de um estudo do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, que foi publicado nesta terça-feira no periódico The Journal of The American Association (JAMA).
A pesquisa selecionou 4.503 pacientes diabéticos que também eram obesos ou tinham sobrepeso. Parte dos participantes foi designada a seguir, ao longo de um ano, um programa de dieta (consumo de 1.200 a 1.800 calorias ao dia) e de exercícios físicos (três horas semanais de atividades), e o restante continuou com a sua rotina.
Após os 12 meses, 11,5% dos pacientes que participaram do programa de dieta e atividade física apresentaram uma regressão, mesmo que modesta, do diabetes — seus níveis de açúcar na corrente sanguínea não estavam mais acima do limite a partir do qual é considerado o início da doença. Essa taxa foi de apenas 2% entre as pessoas que mantiveram suas rotinas.
Melhores resultados — O estudo ainda mostrou que as pessoas que haviam sido diagnosticadas com diabetes há menos tempo foram mais propensas a apresentar melhoras nesse sentido do que aquelas que conviviam com a doença há mais tempo. Além disso, quanto maior o peso perdido e quanto mais resistência adquirida pelo individuo nas atividades físicas, melhores seus resultados de saúde após um ano.
Para os autores do estudo, embora a remissão total do diabetes seja algo muito raro de ocorrer, esses resultados mostram que é possível, sim, fazer com que a doença regrida. Segundo os pesquisadores, as melhoras promovidas pela adoção de um estilo de vida saudável podem chegar a dispensar a necessidade do uso de medicamentos, por exemplo.
Fonte:Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário