quarta-feira, 24 de abril de 2013

Exercícios físicos ajudam a evitar as quedas na terceira idade


Pesquisa aponta que a maior parte dos tombos sofridos por idosos é por causa da falta de equilíbrio

Exercícios físicos são fundamentais para qualquer pessoa, independente de idade. E entre os idosos, eles ajudam a prevenir diversos problemas de saúde e até mesmo situações que podem causar lesões, como as quedas. Uma pesquisa feita por estudiosos canadenses comprovou que a principal causa dos tombos na terceira idade é a falta de equilíbrio, não os tropeços como se pensava até então.
A professora da Univali e especialista em fisioterapia em gerontogeriatria, Alexsandra Marinho Dias, diz que uma série de fatores contribuem para a falta de equilíbrio. E que os exercícios físicos ajudam muito a evitar este tipo de 
situação.
– Além de fortalecer os músculos, contribuem para melhorar a postura e isso evita os tombos – comenta a professora.
Exemplos podem ser vistos todos os dias de manhã nas areias da Praia Central de Balneário Camboriú. Grupos de idosos se reúnem para praticar exercícios, monitorados por professores de educação física. E é unânime que a rotina de todos mudou depois que eles começaram a praticar esportes. Como o caso de Alberto Cé, 90 anos.
– Já vai fazer 30 anos que faço parte desse grupo que se encontra todos os dias. Eu já nem lembro mais quando foi que eu senti dor pela última vez – explica o aposentado.
Ana Maria da Silva, 79 anos, endossa o coro e diz que conseguiu controlar a pressão e se sente mais disposta:
– É um santo remédio. Além do exercício tem a convivência com as pessoas e isso também ajuda bastante – afirma.
Mas a professora Alexsandra atenta que, antes de começar qualquer atividade física, é bom conversar com um especialista.
– Alguns mitos precisam ser quebrados, como o de que uma pessoa que tem osteoporose não pode levantar peso. Ela pode sim, mas tem um limite. Cada idoso tem uma realidade diferente e só uma avaliação de um médico pode identificar isso – sugere. 

Fonte: O Sol Diário




Nenhum comentário:

Postar um comentário