segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fazer exercícios físicos no inverno pode queimar até 30% mais calorias



O corpo precisa de mais energia para manter-se aquecido, diz estudo.
Mas são necessárias 3 sessões semanais, pelo menos.




Pesquisa do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, aponta que praticar exercícios físicos durante o inverno aumenta em até 30% a queima de calorias.
“Nós temos que manter nossa temperatura. Como o frio é mais intenso, você aumenta seu metabolismo. Com isso, você consome mais energia. Gasta suas calorias”, disse o clínico geral e cardiologista Jamiro Vanderlei, de Campinas.
Com a prática de exercícios, a queima de calorias é maior. “Se você faz atividades físicas, você tem um ganho muito grande em perder calorias”, completou Vanderlei.
Ainda segundo o médico, para perder mais calorias são necessárias três sessões semanais de exercícios, aumentando um pouco o tempo de duração, como prolongar o percurso da caminhada, em relação ao verão.
Bom para o coração
O pesquisador do Celafiscs Luís Carlos Oliveira aponta ainda que os exercícios físicos podem ainda fazer bem ao coração. Segundo Oliveira, as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil óbitos no país.
O pesquisador que fazer exercícios no inverno é essencial, já que as baixas temperaturas o metabolismo pode aumentar em até cinco vezes para manter normal a temperatura do corpo.
Cuidados para fazer exercícios no inverno
O ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Usar muitas roupas faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável.
Aquecer e alongar são essenciais, já que o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal.
Hidratar o corpo antes, durante e depois também é fundamental, já que o corpo perde líquido através da transpiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário